Brasil é destaque na Copa do Mundo de futebol feminino sub-20

Ontem
Na América do Sul, a seleção brasileira feminina sub-20 não parece ter adversários: foi campeã de todas as cinco edições do campeonato continental da categoria, a última vez em 2012 e com sobras. No entanto, fora do continente, o currículo é menos brilhante: em Copas do Mundo da FIFA, o país tem como melhor campanha apenas um terceiro lugar em 2006 – além de duas outras quartas colocações, em 2002 e 2004, quando revelou para o mundo Marta e Cristiane. Já na Alemanha 2010, decepcionou e sequer passou da primeira fase, com derrota para Coreia do Norte, empate com a Suécia e uma vitória sobre a Nova Zelândia.
Hoje
A equipe que terá a missão de mudar esta escrita é composta por algumas das atletas que alcançaram as quartas de final na Copa do Mundo Feminina Sub-17 de 2010. Nomes como o de Daniele, Ingrid, Andressa, Paula, Bia, Thaís e Gláucia são conhecidos nas categorias de base do país, assim como o de Ketlen, que vai disputar seu terceiro Mundial Sub-20. O Brasil, aliás, aposta suas fichas nela e em Thaisinha, duas peças importantes do trio de ataque e que foram artilheiras do último Sul-Americano com nove e sete gols, respectivamente. A segunda ainda tem na bagagem a experiência da participação no Mundial Feminino da FIFA na Alemanha – assim como Bia – e é costumeiramente apontada como sucessora de Marta.
Amanhã
No comando do time está Caio Couto, cujo trabalho – o seu primeiro com equipes femininas na carreira – vem sendo elogiado pelo técnico da seleção principal, Jorge Barcellos. Para os treinos da equipe olímpica, Barcellos convocou jogadoras como Daniele, Maria, Bia e Thaisinha, bom indicador do potencial desta nova geração.
Craques do passado
Marta, Cristiane, Renata Costa, Maurine
Destaques da atualidade
Thaisinha, Bia, Ketlen
Campanha nas eliminatórias
O Sul-Americano Sub-20 realizado em Curitiba serviu como eliminatória para o Mundial e, nele, a seleção não deu chances a ninguém. Foram sete vitórias, 28 gols marcados e apenas um sofrido. Entre os grandes resultados, destacam-se os 6 a 0 sobre o Peru, os 7 a 0 sobre o Uruguai e os 8 a 0 sobre o Paraguai. Na última partida, o triunfo por 2 a 0 sobre a Argentina confirmou a conquista e a vaga.
O número
9 – Eleita cinco vezes seguidas a melhor jogadora do mundo pela FIFA, a craque Marta brilhou em duas edições do Mundial Sub-20, anotando nove gols – seis em 2002 e outros três em 2004, quando ganhou a Bola de Ouro adidas do torneio.
Fonte: fifa.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *