Time de Cristãos visita a Ucrânia

Ucrânia: testemunho esportivo

18 de julho de 2017
Todo mundo sabe que o Brasil é o país do futebol. E na Ucrânia, vários são os jogadores brasileiros que passaram por lá, jogando em grandes mat_ucrania_diogo-rincon_em-campoclubes, como Diogo Rincón, que atuou de 2002 a 2007 no Dínamo de Kiev. Ele, ex-atleta do Internacional e do Corinthians, foi o primeiro jogador do Brasil a atuar no futebol ucraniano, e sua recente visita à Ucrânia com outros atletas brasileiros foi destaque na imprensa local não apenas por sua carreira, mas pelo testemunho que deu acerca do poder transformador do Evangelho.
Essa visita do jogador faz parte de um projeto dos nossos missionários ucranianos Anatoliy Shmilikhovskyy e Lyubomyr Matveyev há vários anos, mas que somente agora pôde ser realizado.
“Recebemos um time de cristãos, ex-jogadores profissionais de futebol e alguns que ainda estão jogando. mat_ucrania_diogo-rincon_equipeSe eu falar que o trabalho deles aqui na Ucrânia foi impactante, é dizer nada, pois através desse projeto, Deus mexeu com as igrejas locais, impactou a liderança evangélica nacional e abriu portas até então totalmente fechadas para a pregação do Evangelho”, relata Anatoliy.
Vários meios de comunicação correram atrás para conseguir entrevistar Diogo Rincón, e nossos missionários contam que ficaram surpresos com o fato de o testemunho dele ter sido destacado nas reportagens divulgadas pela mídia. Seu depoimento foi permeado de frases como:
“Na minha primeira passagem pela Ucrânia, eu fui servido, agora eu vim para servir”, “primeiro, eu vim sozinho, agora voltei com Jesus”, “no primeiro momento, eu ganhei fama, prestígio e prêmios, mas meu coração estava vazio; hoje eu voltei com Jesus no coração, ele transformou a minha vida”.
“O auge foi quando a Federação de Futebol da Ucrânia convidou o time brasileiro, e Diogo teve a palavra. Na presença do vice-presidente e dos mat_ucrania_diogo-rincon_ffumeios de comunicação, pela primeira vez naquele local foi feita uma oração pública. Eu fui impactado quando vi todo mundo abraçado no ‘santo dos santos’ do futebol ucraniano orando e pedindo ao nosso bom Deus por sua misericórdia e pela graça de Cristo”, diz Anatoliy.
Durante a maior parte do período em que o grupo esteve na Ucrânia, foram realizadas clínicas de futebol para o público infantil nas cidades de Irpin, próximo à capital, Kiev, e também em Lviv, oeste do país. O missionário Lyubomyr esteve responsável por essas atividades. Cada clínica era composta de duas partes: prática e pregação dos valores bíblicos. Além disso, aconteceram vários jogos amistosos e torneios dos quais o time brasileiro participou.
“Foi muito marcante o jogo em um presídio. Embora o nível de futebol dos presos fosse bem simples, o testemunho do Diogo foi muito marcante. mat_ucrania_diogo-rincon_presidioDepois disso, Deus abriu a porta de cinco penitenciárias para futura pregação do Evangelho”, ressalta Anatoliy.
O jogo contra o quartel do exército do presidente da Ucrânia também foi algo marcante, segundo Anatoliy, principalmente em um momento em que o país vive um conflito contra a Rússia.
“A oração no estádio pela paz foi muito marcante. A mídia nacional não ficou ao lado do projeto”, diz Anatoliy.
Em Lviv, os brasileiros participaram de um torneio de futebol amador, e todos os jogadores foram convidados para um culto, onde cerca de 400 pessoas, a maioria jovens, foram impactadas.
“Louve a Deus por esses momentos maravilhosos”, conclui Anatoliy.
por Willy Rangel
Fonte:www.missoesmundiais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *